Hoje vamos falar um pouco sobre a raça Xoloitzcuintle, pouco conhecida no Brasil. Mas antes disso, só por curiosidade... Você conseguiu pronunciar o nome dessa raça?

Se a sua resposta foi não, temos uma alternativa... Pode se referir a essa raça como "Pelado Mexicano" ou simplesmente "Xolo".

Conheça melhor essa raça

Essa raça tem origem Mexicana e a sua existência é bem antiga, vindo desde a época dos Maias e Astecas. Os povos antigos acreditavam que essa raça era uma representação de Xolotl, um deus Asteca.

Existem muitas lendas antigas sobre essa raça, mas a principal é a de que eles protegiam a casa, afastando maus espíritos.

Em sua maioria não possui pelo, mas alguns podem ter pelo curto e duro.

Existem 3 tipos: Mini, Médio e Standard (padrão).

São amigáveis mas com um temperamento forte, atenciosos, calmos, apegados ao seu tutor, não gostam da companhia de estranhos, quando filhotes adoram brincar, quando adultos não são amigáveis com cães estranhos a eles e precisam ser socializados quando ainda são filhotes.

Por não ter pelos, necessitam de cuidados especiais principalmente para evitar queimaduras quando expostos a temperaturas mais altas.