Cachorro sofre com estresse?
Assim como acontece com os humanos, os cachorros também podem sofrer com o estresse. E de acordo com os veterinários, os motivos são diversos, mas a falta do que fazer é o mais comum.
Para ter certeza de que o seu cachorro está sofrendo com o estresse é importante consultar um veterinário, mas você pode se atentar a alguns sintomas que são comuns:
- Comportamento destrutivo;
- Falta de apetite;
- Queda de pelos;
- Latidos em excesso;
- Lambedura das patas;
- Hiperventilação.
Alguns pais de cachorro cometem um grande erro achando que dar banho, água, ração e levar ao veterinário é o suficiente para o pet. Mas estão enganados!
O cuidado vai muito além disso... Manter o seu cachorro longe do estresse não é difícil, basta mantê-lo ativo e com uma rotina diária. Veja alguns exemplos:
1. Passear com o pet diariamente e mais de uma vez no dia;
2. Dar brinquedos de tipos diferentes, como por exemplo, para morder, que libera petisco, para fazê-lo correr, para brincar de cabo de guerra, etc.;
3. Interagir com o pet através de brincadeiras como cabo de guerra, esconde-esconde, lançamento de disco, lançamento de bola e muitas outras;
4. Dar amor e atenção através de carinho, abraço, conversa, etc;
5. Não deixá-lo muito tempo sozinho. A ausência do tutor por muito tempo, seja por qual motivo for, não faz bem ao animal. Se a ausência for inevitável, procure alguém de confiança para cuidar do seu filho enquanto você estiver fora.
Evitar o estresse do cachorro o mantêm longe de diversas doenças. Pense nisso...
Cuide bem do seu filho e divirtam-se juntos!